Como planejar um projeto de engenharia em 5 etapas fáceis

Como planejar um projeto de engenharia em 5 etapas fáceis

Existem muitos métodos para realizar um projeto de engenharia, mas o que todos tem em comum, a necessidade de um planejamento cuidadoso e completo.
1. Entenda o verdadeiro problema
Todo projeto existe para atender a uma necessidade e, até que você entenda essa necessidade, não é possível criar um plano bem-sucedido, muito menos criar um entregável para satsifatório para o cliente. Seguir em frente sem entender os objetivos do projeto é como tentar jogar dardos com os olhos fechados. Você pode ser muito bom, mas você não tem idéia do que está mirando. Parece básico, mas é frequentemente esquecido.
2. Identifique quaisquer decisões que não tenham sido tomadas
Na especificação de requisitos observe atentemente os nuances no escopo. Há sempre um detalhe, um cenário que ninguém pensou, escondendo-se para dificultar e atrasar o projeto. Realize perguntas do escopo para identificar esses detalhes, sem sobrecarregar o cliente e atento para as perguntas não bloquearem o progresso do projeto. Portanto, dedique um tempo para realmente refletir sobre os requisitos do projeto e descobrir quais decisões ainda precisam ser tomadas antes de iniciar sua execução.
3. Divida o projeto em grandes partes funcionais
Depois de ter a maioria de suas perguntas respondidas, inicie a organizar o plano. Divida o escopo em grandes parte fucionais, realize o resumo do que será realizado, comunique os interessados e os defina riscos envolvidos. Atente que talvez tenha que retornar a qualquer momento para o item 2. Uma vez que sinta que o plano está de alto nível, você pode considerar enviá-lo para outra pessoa para feedback, de preferência alguém que não esteja no mesmo projeto.
4. Quebre os pedaços grandes em pequenos pedaços e estime o esforço para cada um
Subdivisão das principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. É possível agendar, estimar custos, monitorar e controlar o trabalho planejado quando o projeto é dividido em partes menores e funcionais e auxiliam as partes interessadas a visualizar as entregas do projeto.
5. Escreva documentação antes de executar
O tipo de documentação que você escreve variará de organização para organização e de projeto para projeto, mas crie um documento designando informações necessárias tanto sobre o que será feito quanto a data e o local em que o contato fora realizado e ainda os dados acerca do cliente, a fim de identificá-lo.
Seja honesto com todos os clientes, mesmo que isso lhe custe o projeto.
O método completo para realizar projetos e mais utilizado atualmente é o guia PMBOK, segue o link para conferir: http://www.jcoltro.com.br/project2000/pmbok.pdf

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