02 Formas de Zoneamentos de Área Classificada em Instalações

 

Área Classificada ou Hazardous Areas são atmosferas explosivas ou inflamáveis por conta da presença de gases, vapores, poeiras ou fibras. Minas e Posto de combustível são exemplos de Áreas Classificadas. Qualquer equipamento que possa soltar centelha ou faísca em uma área classificada deve ser “EX” Anti Explosão.

Para facilitar a Classificação das Áreas de riscos, são usados dois tipos de zoneamento. O primeiro zoneamento é usado para estabelecimentos que trabalhem com atividades de Gases e Vapores. A segunda forma de zoneamento é usada para estabelecimentos que trabalhem com atividades de Poeiras e Fibras.

Forma 01 – Zoneamentos (0, 1 e 2) – Gases e Vapores

Zona 0 – Local onde a ocorrência de mistura inflamável/explosiva por gases ou vapores é continua ou existe por longos períodos.

 Zona 1 – É um local onde a atmosfera explosiva está presente em forma ocasional e em condições normais de operação, sendo normalmente geradas por fontes de risco de grau primário.

 Zona 2 – É um local onde a atmosfera explosiva está presente somente em condições anormais de operação e persiste somente por curtos períodos de tempo, sendo geradas normalmente por fontes de risco de grau secundário.

Forma 02 – Zoneamentos (20,21 e 22) – Poeiras e Fibras

Poeiras e Fibras ficam suspensas no ar e podem acabar explodindo. 

Zona 20 – É um local em que a atmosfera explosiva, em forma de nuvem de poeira, está presente de forma permanente, por longos períodos ou ainda frequentemente (estas zonas, igual que gases e vapores, são gerados por fontes de risco de grau contínuo).

Zona 21 – É um local em que a atmosfera explosiva em forma de nuvem de pó está presente em forma ocasional, em condições normais de operação da unidade (estas zonas, igual que gases e vapores, são gerados por fontes de risco de grau primário).

 Zona 22 – É um local onde a atmosfera explosiva em forma de nuvem de pó existirá somente em condições anormais de operação e se existir será somente por curto período de tempo (estas zonas, igual que gases e vapores, são gerados por fontes de risco de grau secundário).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *