Agente/Capitão de Manobras (Mooring Master)

Agente/Capitão de Manobras (Mooring Master)

Responsável pelas manobras do navio aliviador, ou sendo representante do terminal à bordo, o Mooring Master permanece a bordo do navio tanque monitorando as condições da amarração e/ou posicionamento Dinâmico, condições oceanometeorológicas durante toda a operação, além de supervisionar as conexões das linhas de mangotes, a fim de garantir operações seguras com os FPO, FPSO, monoboia, berços entre outros. As principais responsabilidades do Agente/Capitão de Manobras são:

 

– Assessorar os comandantes dos navios-tanque (Pilot advisor) nas manobras de amarração e desamarração a pontos múltiplos (MPM), como quadros-de-bóias (CBM);

-Assessorar os comandantes dos navios-tanque (Pilot advisor) nas manobras de amarração e desamarração a pontos únicos (SPM), como monobóias (SBM);

-Gestão de navios petroleiros nas operações de alívio (offloading) para garantir a salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição do meio ambiente, em toda a operação;

-Assegurar que os comandantes dos navios FPSO e Aliviadores cumpram normas e requisitos Nacionais e internacionais para evitar derramamentos de óleo e acidentes;

-Encerrar a operação de alívio se a segurança dos navios, da tripulação ou da protecção ambiental sejam ameaçadas;

-Informar aos comandantes de ambos os petroleiros sobre todos os procedimentos para uma operação segura;

-Supervisionar a aproximação dos navios, manobrar na posição final, atracar e posicionar os mangotes de alívio;

-Controlar a transferência de óleo para o navio aliviador a fim de garantir que não ocorram vazamentos ou derramamentos;

-Supervisionar e testar os engates e/ou conexões dos mangotes de transferencia até a conclusão da operação;

-Outros.